A base de toda e qualquer formação de caráter é de foco principal da família. A escola, sendo uma instituição de grande visão na sociedade, age como secundária nesse percurso. E todos os meios terciários, como trabalho e amigos, traçam o perfil do cidadão.
A fonte principal da construção de valores éticos e morais é a família. Portanto, quanto melhor é a estrutura familiar, mais conhecimento sobre a vida o indivíduo terá. Podemos comparar a família a uma empresa, pois, se todos trabalhassem juntos, a empresa crescerá.
Como ator secundário e de forte importância temos a escola, casa de sabedoria e vivências competentes. Os ensinamentos familiares somente ganham atitude, quando na escola são apresentados ao aluno exemplos de uma sociedade justa e sem preconceitos. As ações do homem futuro têm como base a vida escolar em detrimento aos relacionamentos exteriores.
O perfil do homem cresce com os relacionamentos de amizades e oportunidades de trabalho. Mas, se nesse desenvolvimento não houve um apoio institucional grande, os valores aprendidos morrem com o tempo e o homem se torna coadjuvante, numa sociedade que necessita de atores principais da vida.
Queremos formar cidadãos conscientes de seus passos, que aprendam com erros, mas saibam viver sem eles. Não nos esqueçamos, então, que, para ter crescimento na vida, a educação funciona como uma lâmpada, que abre novos caminhos no momento que acende.
Nenhum comentário:
Postar um comentário