sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O Susto dos Pronomes

Próclise: Me assustei com você! Não faça-me isso de novo!

Ênclise: Eu também assustei-me com você, só que me assustei do jeito certo!

Próclise: O quê?

Ênclise: Você falou errado é...

Mesóclise: Assustei-me-ei!

Ênclise e Próclise: Não!

Ênclise: O certo é assustei-me com você e não me faça isso de novo.

Mesóclise: Você assustou-se?

Ênclise: Não, estou corrigindo-o.

Mesóclise: Ah...

Ênclise: Entendeu tudo agora?

Próclise: Me explicou direito agora! Brigada.

Ênclise: Não, você não aprende nada, néh?!

Próclise e Mesóclise: Ahn?!



Nomes: Arthur, Júlia, Laura e Marina.


 Colocação Pronominal (Vídeo - Língua Portuguesa e Artes).



sábado, 17 de setembro de 2011

A Formação do Caráter Humano


         A base de toda e qualquer formação de caráter é de foco principal da família. A escola, sendo uma instituição de grande visão na sociedade, age como secundária nesse percurso. E todos os meios terciários, como trabalho e amigos, traçam o perfil do cidadão.
A fonte principal da construção de valores éticos e morais é a família. Portanto, quanto melhor é a estrutura familiar, mais conhecimento sobre a vida o indivíduo terá. Podemos comparar a família a uma empresa, pois, se todos trabalhassem juntos, a empresa crescerá.
Como ator secundário e de forte importância temos a escola, casa de sabedoria e vivências competentes. Os ensinamentos familiares somente ganham atitude, quando na escola são apresentados ao aluno exemplos de uma sociedade justa e sem preconceitos. As ações do homem futuro têm como base a vida escolar em detrimento aos relacionamentos exteriores.
O perfil do homem cresce com os relacionamentos de amizades e oportunidades de trabalho. Mas, se nesse desenvolvimento não houve um apoio institucional grande, os valores aprendidos morrem com o tempo e o homem se torna coadjuvante, numa sociedade que necessita de atores principais da vida.
Queremos formar cidadãos conscientes de seus passos, que aprendam com erros, mas saibam viver sem eles. Não nos esqueçamos, então, que, para ter crescimento na vida, a educação funciona como uma lâmpada, que abre novos caminhos no momento que acende.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

As Simples Coisas da Vida

             Como o simples pode se tornar simplesmente fantástico? Uma simples viagem, o caminhar matinal pode se tornar algo emocionante para cada um de nós, contanto que observemos com carinho cada movimento desse mundo maravilhoso e colorido que vivemos.
             Analisando as reações de causa e consequência, o mundo pode se tornar uma combinação de vivências e emoções que movem nossa existência. Um simples beijo, um carinho podem expressar um sentimento de amor imenso. Ao ouvirmos somente uma nota musical, não imaginamos tudo o que pode se formar a partir da união das mesmas. Ao passo que ocorre a união e a sincronia das notas, cria-se uma sinfonia tão repleta de emoções que é capaz de tocar a todos. Surge, assim, a mais bela forma de representação de amor e carinho.
              Nas fantásticas situações por que passamos no diaa dia, muitas delas trazem ao nosso olhar uma sensação de paz modificando um episódio triste passado. Uma simples gota de chuva, a fantasia e inocência do olhar de uma criança, os pássaros que cantam e as lágrimas que surgem com alegria ou tristeza, tornam-se expressões reais de quão fantásticas são nossas histórias de vida.
              O simples pode se modificar e da união calma e tranquila surgem novos desafios, sabendo que é simplesmente fantástico o surgimento de uma nova vida. Vemos que, nas pequenas coisas da vida, encontramos e damos verdadeiro sentido a nossa existência.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Amor Virtual X Amor na Vida Real

             O amor é o sentimento mais puro e bonito em todos os lugares do mundo. Toda e qualquer forma de amor é linda, mas precisa ser medida e vista de uma forma real. Com os meios de comunicação, a internet em alta e as novas tecnologias descobrimos um método diferente para os relacionamentos do século XXI: o amor virtual.
          Salas de bate-papo, sites de relacionamento fazem com que as pessoas não saiam de casa para conversar e encontrar alguém. Os relacionamentos estão rápidos, muitas vezes mais fáceis e até mais frios do que anteriormente. O amor verdadeiro fica em segundo plano e conhecer pessoas que somente "passam" por nossa vida está mais em conta. Diferente do amor do século passado, que buscava alguém que nos desse segurança e depois brotasse paixão, hoje em dia a paixão surge como uma fogueira em chamas que vai se apagando aos poucos. Independente da classe social todos têm acesso livre à internet e seus meios de relacionamentos no amor.
             Mas, não encontramos no amor virtual somente pontos negativos, o amor também pode surgir de uma tela do computador. Encontramos diariamente pessoas que se conheceram nas salas de bate-papo, casaram e constituíram família. A facilidade de conhecer pessoas e perder a timidez nas "telas escuras" das redes sociais mostram o jeito moderno de amar e se relacionar. Não significa que porque o amor é  virtual ele não possa ser real.
              O ponto de vista e análise do amor parte de cada um. Importante é perceber que o amor pode surgir em qualquer lugar e momento. Não importa se o relacionamento é "ao vivo" ou separados por um computador, o essencial é que o sentimento seja igual em todos os momentos. Amor é um sentimento sem distinção de cor, raça, crença, se provém do coração.

Mensagens

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."

Charles Chaplin
"Quem quiser vencer na vida deve fazer como os seus sábios: mesmo com a alma partida, ter um sorriso nos lábios."
Dinamor
"A suprema felicidade da vida é a convicção de ser amado por aquilo que você é, ou melhor, apesar daquilo que você é."

              Victor Hugo 

A Nostalgia do Paladar

         Uma das memórias mais aguçadas de nossa infância é o paladar. A lembrança de nossa alimentação na mesa, com a família, nos remete a sempre lembrar a união, a fartura e o carinho, muitas vezes representados nesse encontro familiar. Em uma família de italianos, o horário das refeições é sagrado. Podem acontecer uma ou mais vezes por dia, mas sempre guardam alguma lembrança.

         A comida à mesa é farta, repleta de diferentes sabores típicos e extravagantes. Os diferentes gostos enchem a culinária, unindo ou separando, simplesmente, pelo momento de confraternização encontrado na correria do dia a dia. O doce, o amargo, o salgado e o azedo produzem em nossa mente um momento de nostalgia e recordação.
        O simples fato de encontro pode simbolizar momentos de enorme alegria, como noivados, pedidos de namoro, demonstração afetiva, contatos de emprego, ou uma conversa de respeito e amizade. Outras vezes, tupo se transformar numa enorme discussão. Não tem problema! Nada que um novo encontro à mesa novamente não resolva. É nesses breves momentos da vida que a família se conhece e aprende uns com os outros.
        O que realmente nunca é esquecido é o paladar lembrado dos momentos passados juntos, dos encontros, reencontros e desencontros. Podemos comparar uma alimentação farta com a família a um sentimento guardado da infância e recordações jamais esquecidas.