Meritocracia, do latim merecer, é a forma de avaliação baseada no mérito. Somente assim as posições hierárquicas são conquistadas: com base no merecimento. Em trabalhos escolares, muitas vezes, a meritocracia age como porta principal para as notas. Outras vezes, o trabalho é em grupo e o resultado final é mais valorizado Por que isso acontece? E levar o mérito pode se algo bom ou ruim?
Existem muitos alunos "escorados" que mesmo não fazendo o trabalho, ainda assim, recebem mesmo louvor que aqueles que passaram horas pensando e organizando pesquisas. Nesse ponto de vista, o mérito para os líderes e atuadores é importante. Dar mérito pode ser uma forma de valorizar todo o empenho realizado.
Reconhecer o melhor aluno pode ser uma forma de separação e escolhas, por isso pode ser um ponto negativo. Quando mérito a uma só pessoa, os outros, que ajudaram e fizeram juntos, podem se sentir excluídos e mal-valorizados. Se todos agem como um grupo, com líderes e atuantes e nenhum deixa de ajudar, não tem por que colocar mérito na decisão. Na carreira profissional, o mérito para subir de cargo é necessário, mas desvalorizar o outro não é preciso.
Na questão de meritocracia encontramos pontos a favor e contra, cada um com sua opinião. Sabendo analisar cada situação é que conseguimos decidir.